Subscribe RSS

YOGA - um pouco de filosofia

Yoga Chitta Vritti Nirodha. Yoga está além dos Asanas...


      Yoga é uma técnica milenar nascida na India. Por volta de 2300 aC um homem chamado Patanjali copilou o Yoga que já existia e colocou-o em um metodologia arraigada de conhecimentos e práticas. As posturas físicas trabalham o corpo em todas as suas camadas, não apenas a parte externa, ou muscular, mas também órgãos, células, glândulas... e em níveis energéticos trabalham nossos Nadis (centros de energia no corpo).


      Patanjali percebia que a mente se deixa atrair por coisas vistas ou ouvidas e que assim são criadas flutuações ou ondas de pensamentos que nos desconectam de nossa verdadeira essência. Cada pensamento gera um sentimento que aprisiona o “Eu” no passado ou no futuro, em algo que aconteceu ou que poderá acontecer. Se tivermos pensamentos bons, sentimos-nos felizes, pensamentos ruins trazem tristezas. Os nossos pensamentos criam nossa realidade. Estamos pensando todo o tempo, a mente está em flutuações constantes



      “Yogaschitta Vrtti Nirodhah”, em Sânscrito esse é o termo para que de fato é Yoga, o estado de contenção (nirodhah) das flutuações (vrttis) da consciência (citta). Para que este estado possa ser experenciado a mente deve estar atenta, concentrada e inteira na ação. O Yoga oferece vários métodos para impedir essas flutuações da mente adaptando-os a diferentes capacidades dos indivíduos e aos seus diferentes níveis de desenvolvimento. Por isso, todos que praticam Yoga podem alcançar a integração entre corpo, mente, alma, e perceberem que a vida continua da mesma forma, mas internamente a maneira de enxergá-la pode ter mudado.

      Talvez o maior presente que o Yoga nos da é uma mente mais serena e tranqüila, permitindo-nos sairmos do automático “estar” para o consciente “ser”, escrevendo nossa história em nossa única realidade palpável que é chamada de “MOMENTO PRESENTE”. Porém seus benefícios ainda são constantes descobertas.

“Das flutuações à quietude, da quietude ao silêncio, do silêncio ao vislumbre da alma. Assim transcorre a jornada do Yoga” B.K.S.Iyengar.
NAMASTE